A Importância do Iodo

1- A importância do iodo para tireoide

O iodo é fundamental para produção de hormônios da tireoide, cerca de 80% do iodo que consumimos é levado para tireoide, para produzir hormônios que são o T4  a tiroxina e o T3 triiodotironina.

A tireoide secreta hormônios que controlam a velocidade das funções químicas do corpo que chamamos de taxa metabólica, agindo em duas formas.

2- Estimulando praticamente todos os tecidos produzirem proteínas. 

O iodo está envolvido na síntese proteica, que é o processo pelo qual as proteínas são produzidas nas células. Esse processo ocorre em duas etapas principais: transcrição e tradução. Durante a transcrição, a informação genética contida no DNA é copiada para o RNA mensageiro (RNAm), que então se desloca para os ribossomos. Na tradução, o RNAm é usado como molde para a montagem de uma cadeia polipeptídica, que se dobrará para formar uma proteína funcional.

Portanto, o iodo não estimula diretamente a produção de proteínas em todos os tecidos, mas é vital para a produção dos hormônios tireoidianos que, por sua vez, têm um papel importante na regulação da síntese proteica e do metabolismo celular em geral

 

3- O aumento da quantidade de oxigênio usado pelas células.

Uma pessoa adulta precisa de cerca de 150mcg de iodo ao dia, o nosso sal de mesa que usamos nos preparos, é composto por cerca de 70mcg/g de iodo. Ou seja uma pessoa adulta consome facilmente a quantidade de iodo necessária no dia porque precisaríamos pouco mais de 2g diárias, nos brasileiro consumimos quase 12g de sal por dia.

Esses valores são aumentados para mulheres grávidas chegando a 220mcg ao dia.

E mulheres lactantes podendo chegar a 290mcg ao dia.

4- Fontes de iodo

O iodo é abundante na água do mar, regiões distantes do mar é comum terem deficiência do iodo, porem países como o Brasil que usam acrescentar o iodo no sal conseguem facilmente suprir essa carência.

5- Problemas na deficiência do iodo

Para ser considerando deficiência de iodo precisa consumir menos que 20mcg de iodo dia coisa que aqui no Brasil raramente se acontece, pois em uma única g de sal já tem 70mgc de iodo.

A ausência do iodo na alimentação pode causar a hipertrofia da tireoide, assim ela aumenta o tamanho na tentativa de capturar mais iodo, e essa hipertrofia e chamada de bócio.