A deficiência de vitamina A pode causar cegueira.
Também pode aumentar o risco de infecções graves, às vezes ate fatais. Os sintomas incluem cegueira noturna, pele seca e infecções frequentes. sintomas da hipovitaminose A
1. Xeroftalmia
Esta é uma doença progressiva onde ocorre um aumento do tecido que cobre o olho e secura da superfície externa do olho, podendo vir a causar cegueira. Os principais sintomas incluem a queimação nos olhos, dificuldade para enxergar em ambientes mais escuros e a sensação de olhos secos. À medida que a xeroftalmia avança, podem ainda surgir lesões e úlceras na córnea que se manifestam como pequenas manchas brancas no olho, conhecidas como manchas de Bitot e, que, se não forem tratadas, podem causar cegueira. Os tratamentos incluem suplementos e mudanças na dieta.
2. Cegueira noturna
A cegueira noturna é uma complicação da xeroftalmia, na qual a pessoa tem dificuldade para enxergar em ambientes com pouca luz, especialmente quando se passa de um local com muita luz para outro mais escuro. No entanto, pessoas com este problema podem ter uma visão completamente normal durante o dia. A dificuldade causada pela cegueira noturna normalmente surge quando os níveis de um dos pigmentos dos receptores da retina, conhecido como rodopsina, estão muito baixos, afetando a capacidade do olho para processar os objetos em pouca luz. A produção de rodopsina geralmente é regulada pela quantidade de vitamina A
3. Pele grossa e seca
A falta de vitamina A pode produzir hiperqueratose folicular, que é quando os folículos pilosos da pele ficam entupidos por tampões de queratina, tornando a pele mais grossa. Esta alteração faz com que a pele fique com um aspeto de “pele de galinha”, além de ficar mais seca, escamosa e áspera. A hiperqueratose normalmente começa na região dos antebraços e das coxas mas, com o tempo, pode se espalhar para todas as partes do corpo.
4. Atraso no crescimento
Níveis baixos de vitamina A no organismo podem causar atrasos no desenvolvimento das crianças, já que é uma vitamina importante para o crescimento dos ossos. Além disso, a deficiência de vitamina A pode ainda causar alterações no gosto e no olfato, fazendo com que os alimentos percam o seu sabor, o que leva a criança a querer comer menos, acabando por dificultar o desenvolvimento.
5. Problemas de fertilidade
A vitamina A é necessária para a reprodução tanto a nível masculino, como feminino, assim como para o desenvolvimento adequado do bebê durante a gestação. Além disso, a falta desta vitamina parece estar relacionada com o surgimento de abortos espontâneos.
6. Enfraquecimento do sistema imune
O sistema imune pode ficar enfraquecido quando existe falta de vitamina A no organismo, já que a falta desta vitamina afeta o funcionamento das células T, que são células importantes do sistema imune. Assim, a falta de vitamina A aumenta o risco de pegar várias infecções bacteriana, virais ou parasitárias, especialmente a nível respiratório.